Enquadramento: Diretrizes para a realização de auditorias internas da qualidade nas organizações.
Objetivos Gerais: Desenvolver competências técnicas e comportamentais para a realização de auditorias internas da qualidade. Desenvolver ferramentas que permitam a realização eficaz de auditorias internas da qualidade. Avaliar o grau de conformidade e eficácia do sistema de gestão da qualidade.
Objetivos específicos: No final do curso de "Auditorias Internas da Qualidade NP EN ISO 9001:2015", os formandos deverão ser capazes de: Reconhecer os princípios e tipos de auditoria. Determinar requisitos, responsabilidades e funções do auditor e auditados. Reconhecer os requisitos normativos para a realização de auditorias com base no referencial ISO 19011:2018. Determinar o perfil do Auditor. Reconhecer técnicas de comunicação e condução de auditorias. Reconhecer técnicas de gestão do tempo em auditorias. Preparar e planear auditorias internas. Reconhecer a metodologia de condução e coordenação da reunião de abertura. Reconhecer o método de execução de uma auditoria interna. Elaborar um relatório de auditoria. Reconhecer a metodologia de condução e coordenação da reunião de encerramento. Reconhecer os requisitos do referencial NP EN ISO 9001:2015.
Requisitos: Para frequentar o curso é necessário computador com acesso à internet e um browser (programa para navegar na web) como por exemplo "Internet Explorer", "Google crome", "Firefox", etc.
Destinatários: Quadros de empresas com responsabilidades na implementação, gestão e avaliação de sistemas de gestão da qualidade; consultores que pretendam aprofundar ou reciclar os seus conhecimentos; profissionais que exerçam ou pretendam exercer funções na área de auditoria interna da qualidade.
Conteúdo programático:
Módulo 1 – Auditoria Interna – Conceitos: Princípios e tipos de auditoria. Requisitos, responsabilidades e funções do auditor e auditados. A norma ISO 19011:2018.
Módulo 2 - Comunicação e Comportamento em Auditoria: Perfil do Auditor. Técnicas de comunicação e condução de auditoria. Gestão do tempo.
Módulo 3 - Métodos e Técnicas de Auditoria: Preparação e planeamento de auditorias. Reunião de Abertura. Execução de auditoria. Relatório final e reunião de encerramento.
Módulo 4 - Requisitos da NP EN ISO 9001:2015: Contexto da Organização. Liderança. Planeamento. Suporte. Operacionalização. Avaliação do desempenho. Melhoria.
Duração: 40 horas- Formador: Andreia Magalhães
Caracterizar custos da qualidade, quantificar, analisar dados e implementar ações de melhoria contínua.
Objetivos Gerais:
No final do curso de "Custos da Qualidade", os participantes deverão ser capazes de: aplicar e interpretar os métodos e técnicas de um sistema de custos da qualidade.
Objetivos específicos:Identificar e caracterizar os custos da qualidade; analisar e quantificar custos da qualidade; definir a metodologia para identificar e analisar custos da qualidade na organização; conhecer a norma NP 4239 - Bases para a quantificação dos custos da qualidade; quantificar os custos da qualidade na organização, de acordo com os requisitos NP 4239; implementar um programa de identificação e análise de custos; conhecer métodos de redução de custos da qualidade; desenvolver planos de controlo de custos da qualidade.
Requisitos:
Para frequentar o curso é necessário computador com acesso à internet e um browser (programa para navegar na web) com por exemplo "Internet Explorer", "Google crome", "Firefox", etc.
Destinatários:
Quadros médios e superiores de empresas, gestores da qualidade, técnicos da qualidade, consultores. Profissionais e estudantes com interesse na área da qualidade.
Conteúdo programático:
Módulo 1 – Definição e caracterização dos custos da qualidade: Introdução. O que são custos da qualidade (custos da não-qualidade; custos da qualidade). Porquê estudar os custos da qualidade.
Módulo
2 – Implementação de um programa de custos da
qualidade: Decomposição
dos custos da qualidade - referência à Norma Portuguesa NP 4239. Bases para a
quantificação dos custos da qualidade - noções gerais sobre contabilidade. Como conduzir um programa
de análise de custos da qualidade.
- Formador: Rui Figueiredo
Enquadramento:
Definir,
implementar e manter um sistema de gestão de reclamações segundo o referencial
NP ISO 10002.
Objetivos Gerais: Aplicar metodologias eficazes de tratamento e gestão de reclamações de forma a garantir a satisfação do cliente.
Objetivos Específicos:
No final do curso de "Gestão de reclamações", os participantes deverão ser capazes de:
- Reconhecer conceitos relativos à gestão de reclamações.
- Identificar causas de insatisfação que estão na origem de reclamações.
- Identificar o impacto de uma reclamação na organização.
- Aplicar técnicas e metodologias de tratamento e gestão de reclamações.
- Analisar e identificar ações de melhoria aplicáveis à gestão de reclamações.
Requisitos: Para frequentar o curso é necessário computador com acesso à internet e um browser (programa para navegar na web) com por exemplo "Internet Explorer", "Google crome", "Firefox", etc.
Destinatários: Quadros médios e superiores de empresas, gestores da qualidade, técnicos da qualidade, consultores. Profissionais e estudantes com interesse na área da qualidade.
Conteúdo programático:
Módulo 1 – Introdução à gestão de reclamações: Conceitos gerais; Causas da insatisfação e das reclamações; Impacto de uma reclamação na organização; Gestão de conflitos.
Módulo 2 – Gestão de reclamações segundo os requisitos da ISO 10002: Princípios de orientação; Estrutura do tratamento de reclamações; O processo de tratamento de reclamações; Manutenção e melhoria.
Duração: 12 horas- Formador: Rui Figueiredo