Enquadramento:

Diretrizes para a realização de auditorias internas da segurança alimentar nas organizações, com base na ISO 22000:2018.

Objetivos gerais:

Desenvolver competências técnicas e comportamentais para a realização de auditorias internas de segurança alimentar.

Desenvolver ferramentas que permitam a realização eficaz de auditorias internas da segurança alimentar.

Avaliar o grau de conformidade e eficácia do sistema de gestão da segurança alimentar.

Objetivos específicos:

No final do curso de "Auditorias Internas a Sistemas de Gestão de Segurança Alimentar - ISO 22000:2018", os participantes deverão ser capazes de: 

Identificar os princípios e tipos de auditorias, com base em referencial normativo; Identificar os requisitos necessários ao desempenho das funções de auditor; Aplicar os requisitos da norma NP EN ISO 19011; Aplicar técnicas de comunicação e condução de auditoria; Identificar e implementar medidas de gestão de tempo em auditoria; Implementar métodos e técnicas que permitam o planeamento, preparação, execução e fecho de uma auditoria interna; Implementar documentação de suporte à realização de uma auditoria interna; Avaliar a conformidade dos requisitos normativos da ISO 22000; Identificar não conformidades frequentes por requisitos ISO 22000; Identificar evidências necessárias como suporte às constatações de auditoria, com base no referencial ISO 22000.

Requisitos:

É necessário que o formando detenha conhecimentos em higiene e segurança alimentar, HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point) e na norma ISO 22000.

Para frequentar o curso é necessário computador com acesso à internet e um browser (programa para navegar na web) com por exemplo "Internet Explorer", "Google crome", "Firefox", etc.

Destinatários:

Quadros de empresas com responsabilidades na implementação e gestão de sistemas de gestão se segurança alimentar; Consultores que pretendam aprofundar ou reciclar os seus conhecimentos; Profissionais que exerçam ou pretendam exercer funções na área de gestão da segurança alimentar.

Conteúdo programático:

Módulo 1 - Auditoria Interna - Conceitos: Princípios e tipos de auditoria; Requisitos, responsabilidades e funções do auditor e auditados; A norma NP EN ISO 19011.

Módulo 2 - Comunicação e Comportamento em Auditoria: Perfil do Auditor; Técnicas de comunicação e condução de auditoria; Gestão do tempo.

Módulo 3 - Métodos e Técnicas de Auditoria: Preparação e planeamento de auditorias; Reunião de Abertura; Execução de auditoria; Relatório final e reunião de encerramento.

Módulo 4 - Requisitos da ISO 22000:2018: Contexto da organização; Liderança; Planeamento; Suporte; Operacionalização; Avaliação de desempenho; Melhoria do sistema de gestão de segurança alimentar.

Duração: 40 horas.