Enquadramento: Diretrizes para a realização de auditorias internas a sistemas de gestão ambiental nas organizações.

Objetivos Gerais: Desenvolver competências técnicas e comportamentais para a realização de auditorias internas; Desenvolver ferramentas que permitam a realização eficaz de auditorias internas; Avaliar o grau de conformidade e eficácia do sistema de gestão.

Objetivos específicos: 

No final do curso de "Auditorias Internas a Sistemas de Gestão Ambiental NP EN ISO 14001:2015", os formandos deverão ser capazes de: Identificar os princípios e tipos de auditoria; Determinar requisitos, responsabilidades e funções do auditor e auditados; Identificar os requisitos normativos para a realização de auditorias com base no referencial ISO 19011:2018; Determinar o perfil do Auditor; Identificar técnicas de comunicação e condução de auditorias; Identificar técnicas de gestão do tempo em auditorias; Preparar e planear auditorias internas; Identificar a metodologia de condução e coordenação da reunião de abertura; Identificar o método de execução de uma auditoria interna; Elaborar um relatório de auditoria; Identificar a metodologia de condução e coordenação da reunião de encerramento; Identificar os requisitos do referencial NP EN ISO 14001:2015; Identificar a conformidade com os requisitos normativos relacionados com o contexto da organização, liderança, planeamento, processos de suporte, controlo operacional, avaliação de desempenho e melhoria.

Requisitos: Para frequentar o curso é necessário computador com acesso à internet e um browser (programa para navegar na web) com por exemplo "Internet Explorer", "Google crome", "Firefox", etc.

Destinatários: Quadros de empresas com responsabilidades na implementação, gestão e avaliação de sistemas de gestão ambiental; consultores que pretendam aprofundar ou reciclar os seus conhecimentos; profissionais que exerçam ou pretendam exercer funções na área de auditoria interna a sistemas de gestão ambiental.

Conteúdo programático:

Módulo 1 – Auditoria Interna - Conceitos: Princípios e tipos de auditoria. Requisitos, responsabilidades e funções do auditor e auditados. A norma ISO 19011:2018.

Módulo 2 - Comunicação e Comportamento em Auditoria: Perfil do Auditor. Técnicas de comunicação e condução de auditoria. Gestão do tempo.

Módulo 3 - Métodos e Técnicas de Auditoria: Preparação e planeamento de auditorias. Reunião de Abertura. Execução de auditoria. Relatório final e reunião de encerramento.

Módulo 4 - Requisitos da NP EN ISO 14001:2015: Contexto da Organização. Liderança. Planeamento. Suporte. Controlo operacional. Avaliação do desempenho. Melhoria.

Duração: 40 horas